Nacionais! - A Luz de um Isqueiro - Roberta Grassi

12:40

O que é um fosforo, se você tem um isqueiro? 

Há quem ainda tenha preconceito com os livros nacionais, julgando-os somente como cópias de livros estrangeiros... Para a próxima pessoa que me falar uma patifaria dessas, vou logo indicar A Luz de Um Isqueiro, que é pra lacrar de uma vez!
Falando sério, isso não é uma resenha. É um comentário estendido de uma leitora que é colega, friend e admiradora da autora do livro. A Roberta e eu nos conhecemos por conexão de editora, e trocamos nossos livros, o que foi incrível, pois me proporcionou esse leitura que é mais incrível ainda. 
Como eu ia dizendo, a originalidade da história criada pela autora é inegável. Desde o inicio somos lançadas à narração de um protagonista que não é nada clichê. Ele não é nada, em seu ponto de vista. Bernardo é aquele Zero a esquerda do 10, que é seu irmão mais velho. Ele tem 20 anos, não tem emprego, não tem namorada, não tem sonhos. Nunca fez nada de significativo em sua vida - até agora. 
Por intermédio da missão dada por seu avô, Bernardo tem que pegar a entrada e buscar por algo que não lhe é explicado ao certo o que é, mas que é de suma importância para seu avô. Nessa viagem conhecemos não só melhor o protagonista, mas outros personagens que, mesmo aparecendo rapidamente, são importantes e marcantes. Dentre os protagonistas também está Eleonor, e se eu começar a falar dessa guria a coisa vai ficar feia. 
Eleonor não vai conquistar seu coração, ela vai arrancar, mastigar, pisar, jogar vodca e depois devolvê-lo no seu peito pra que você viva com ele assim, massacrado por ela. Queria poder falar mais, porém seria Spoiler e eu não quero estragar a surpresa magnifica que você, futuro leitor, terá se ler esse livro. 
Original, sem enrolações, intenso e transformador. Nada é o que parece em A Luz de um Isqueiro, e o talento da Roberta fica evidente em cada linha a ser lida. Um vocabulário rico e acessível, frases bem construídas e diálogos que vão fazer você rachar o bico e refletir muito. 
O final vai te surpreender e te deixar pensativo por horas!!! 



"De repente me dei conta de que eu estava a salvo de tudo trancado naquele quarto de hotel. Naquele instante eu era livre, livre de tudo e todos, das expectativas, minhas e dos outros sobre mim, livre das pressões, completamente livre, 

E sabe o que você faz quando é livre? 
Você dorme profundamente."
Pag 60


Eu indico e deixo meu selo nesse nacional que deveria ser mais que um dos mais vendidos, resenhados e divulgados. Roberta Grassi merece todas as estrelas que eu poderia dar. 

Essa obra é uma Luz de Isqueiro em meio a vários palitos de fósforos por aí.






You Might Also Like

3 comentários

  1. Realmente um ótimo livro! =D
    Infelizmente não tive tempo de terminar de ler, mas to doido pra terminar e poder dar minhas opiniões pra autora... ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu Amo o trabalho da Robert G.
    Comparo os contos dela e a ironia desse livro às letras das músicas de cazuza

    ResponderExcluir

Todos são livres para mostrar opiniões, mas aqui desde que não haja nenhuma ofensa.